Joaçaba

Catanduvas

Sistema de Ensino

Pautada na filosofia luterana de ensino, o Colégio Luterano Santíssima Trindade tem por finalidade cooperar com a comunidade na educação integral de seus filhos, formando cidadãos afetivos, criativos, críticos, éticos e cooperativos.

Para isso, o colégio ensina a estudar com esforço e concentração, num tratamento humanitário que conduz os alunos a ir além da sala de aula.

Educação Infantil

Crianças a partir de um ano de idade podem ingressar na Educação Infantil do Colégio Luterano Santíssima Trindade.

A aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire diferentes saberes a partir de seu contato com a realidade, com o meio e as outras pessoas. Portanto, é o processo de aprendizagem que gera o desenvolvimento. Quanto mais cedo a criança tem contato com a escola melhor para o seu desenvolvimento individual e coletivo.

“Os pais lutam para que seus filhos frequentem a escola, porque sabem o valor que o conhecimento tem na vida em sociedade”.

1º Ano ao 9º Ano

“Concepção de Sociedade”

Na perspectiva de educação, o ser humano vive verticalmente com Deus e horizontalmente consigo mesmo, com o semelhante e com a natureza. As necessidades do educando nascem dos relacionamentos em que ele se encontra inserido. Por isso, nenhuma sociedade pode ser considerada perfeita. Toda estrutura e organização social precisam ser aperfeiçoadas, dentro do contexto socioeconômico e cultural da época.

No Ensino Fundamental os alunos constroem conhecimentos e desenvolvem capacidades do uso de várias linguagens de modo a adquirir instrumentos para elaborar formas diferencidas de pensar, analisar e criticar informações, fatos e situações, relacionar-se com outras pessoas e atuar com autonomia nos âmbitos políticos, econômico e social de seu contexto de vida.

“Concepção de Mundo”

Possibilitar ao aluno a construção de uma consciência crítica que lhe permita a visão de mundo, proporcionando condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoal e dos homens com a natureza. Esse princípio implica em atitudes de respeito e comprometimento com o meio.

O desenvolvimento do ser humano envolve quatro competências básicas que estão alicerçadas aos quatro pilares para a educação do século XXI:

- Competência Pessoal (aprender a ser);
    - Competência Relacional (aprender a viver juntos);
    - Competência Produtiva (aprender a fazer);
    - Competência Cognitiva (aprender a conhecer).